Bulega alcança vitória histórica na corrida 1 do WSBK na Austrália. Iannone volta e é 3º

Depois de garantir a pole-position para a estreia no Mundial de Superbike, Nicolò Bulega fez uma prova de recuperação para ser o primeiro piloto a vencer corridas seguidas em campeonatos diferentes. 2s280 atrás, Andrea Locatelli ficou em segundo, com Andrea Iannone retornando à ativa após quatro anos de suspensão por doping com um terceiro lugar

A abertura da temporada 2024 do Mundial de Superbike foi daquelas para ficar marcada na história. Na corrida 1 da etapa de Phillip Island, Nicolò Bulega venceu na estreia na categoria, com Andrea Iannone garantindo um terceiro lugar após voltar à ativa depois de quatro anos de suspensão por doping.

O sábado (24) brilhante dos italianos começou mais cedo, quando eles se enfrentaram pela pole-position. 0s238 mais rápido que o rival da GoEleven, o titular da Ducati ficou com a posição de honra, mas o veterano não se deu por vencido.

No apagar das luzes para a corrida 1 na Austrália, Iannone mergulhou primeiro na curva 1 para tomar a ponta, seguido por Álvaro Bautista, que fez uma excelente largada a partir na nona colocação. Bulega caiu para quarto, atrás também de Alex Lowes.

O piloto da Kawasaki logo superou os dois ponteiros, mas o troco de Iannone veio ainda na segunda volta, na passagem pela curva 1. Toprak Razgatlioglu, que estreia pela BMW em 2024, apareceu na sequência para tomar o terceiro posto de Álvaro. O espanhol perdeu ainda mais, despencando para décimo após um contato com Sam Lowes.

Nicolò Bulega venceu na estreia no Mundial de Superbike (Foto: Divulgação/WSBK)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Tentando a recuperação, Bautista caiu na volta 4, na passagem pela curva 10. Enquanto isso, Bulega passou Toprak para se colocar em terceiro. A manobra em cima de Alex veio na sequência e, na volta 7, Nicolò deu o bote na curva 1 e tomou a liderança de Iannone.

A abertura da temporada teve pit-stop obrigatório, já que os pneus não resistiam à abrasividade do traçado australiano. Assim, na volta 9, os líderes entraram nos boxes. Bulega voltou para a pista na liderança e disparou na ponta para vencer com 2s280 de vantagem.

Com o resultado, Nicolò, que foi campeão do Mundial de Supersport no ano passado, se tornou o primeiro piloto a vencer corridas seguidas em campeonatos diferentes — a corrida 2 do WSSP em Jerez em 2023 e corrida 1 do WSBK deste fim de semana na Austrália — e o terceiro italiano a vencer na estreia no campeonato, depois de Max Biaggi e Davide Tardozzi.

Álvaro Bautista caiu no início da corrida 1 na Austrália (Foto: Divulgação/WSBK)

Na segunda metade da prova, foi Andrea Locatelli quem cresceu. Partindo da sexta colocação, o italiano fez o pit-stop apenas na volta 11 e, com ritmo forte, passou os rivais para ficar em segundo em Phillip Island.

Iannone, por sua vez, teve de enfrentar o mais experiente dos gêmeos Lowes e Razgatlioglu para garantir um terceiro posto, retomando a carreira com um pódio após 4 anos de suspensão por doping.

Alex Lowes acabou na quarta colocação, diante de Razgatlioglu, que recebeu uma punição de 1s225 por causa de uma infração no pit-stop e acabou em quinto.

Dominique Aegerter largou em quarto, despencou para 14º, mas reagiu e recebeu a bandeirada em sexto. Michael van der Mark aparece em sétimo, diante de Danilo Petrucci e Garrett Gerloff. Xavi Vierge fecha o top-10.

Andrea Iannone voltou à ativa em 2024 após 4 anos suspenso por doping (Foto: Divulgação/WSBK)

Bautista até conseguiu voltar para a disputa após o tombo, mas ficou só em 15º, 32s471 atrás do companheiro de Ducati. Jonathan Rea, que estreia pela Yamaha, foi só 17º após um fim de semana difícil em Phillip Island.

Com o resultado deste primeira corrida, Bulega, claro, lidera o Mundial de Pilotos com 25 pontos, cinco a mais do que Locatelli. Iannone é o terceiro colocado. Na disputa das fábricas, Ducati lidera com 25 pontos, cinco a mais do que a Yamaha. A Kawasaki tem a terceira colocação, com 13 tentos.

O Mundial de Superbike volta à pista no domingo. A largada da corrida Superpole está marcada para 23h deste sábado (no horário de Brasília), enquanto a disputa da corrida 2 começa às 2h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.